Carregando caixa de busca...

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Jack Miserével - Jack Lanterna - Jack O'Lantern


Á seculos as pessoas vem fazendo aboboras iluminadas para enfeitar na época do Halloween. A prática surgiu vindo de um mito irlandês em cima de um cara apelidado de "Jack Miserável".
Diz a lenda que "Jack Miserável" convidou o Satanás para tomar uns goró com ele (Bebida).
Como o nome dele já dizia, ele não queria pagar a bebida. Então ele pede para o Coisa ruim se transformar em moeda para ele pagar a bebida. O capeta emfim aceita fazer isso e então Jack coloca a moeda no bolso ao lado de um crucifixo de prata. E isso impediu o diabo de se transformar novamente em sua forma original.
Um ano depois, o Diabo foi enganado novamente, mas dessa vez Jack pediu para o "você sabe quem", pegar uma fruta para ele, Jack escupiu uma cruz na madeira da arvore para que o Capeta não pudesse descer, então Jack deixou ele sair com a condição de que ele não o incomodasse mais por 10 anos.
Quando Jack morreu, Deus não permitiu que ele, um cara tão malvado fosse para o céu. E o Diabo não quis quebrar a promessa dele.

Jack então foi mandado para uma noite escura com apenas uma queima de carvão para iluminar seu caminho. Colocou o carvão em um nabo esculpido e ficou vagando por aíí.
Os irlandeses passaram a chamar ele de Jack Lanterna na irlanda e na escócia eles esculpiam em nabos rostos horrendos, e colocando perto de portas e janelas para livrar-lhes dos espíritos mals. Eles abreviaram o nome para Jack O'Lantern. Nos EUA , quando chegou essa tradição para eles, eles começaram a fazer em aboboras, pois eram mais fáceis de se manusear e de plantar.
É apenas um conto ou é um fato real?
Comentem oque vocês acham!

PageRank