Carregando caixa de busca...

domingo, 2 de setembro de 2012

As irmãs Fox - Vibrações estremecedoras

As irmãs Fox estabeleceram na sua casa de Hydesville o primeiro contato codificado com um "espírito",
que respondia a suas pergundas por meio de uma série de golpes.



No dia 31 de maço de 1848, ao redor das 23:30hrs, iniciou-se a catarsis. Os golpes verdadeiramente estremecedores, manifestaram-se com uma intensidade desconhecida. Vibrações violentas, quase estrondosas, prolongaram-se até as primeiras horas da madrugada, intercalando-se com som de curta duração que pareciam "golpes dados com nó dos dedos sobre alguma tábua", para, a seguir reproduzir-se com um estrondo semelhante "à descarga de uma carroça carregada de pedras sobre uma plataforma de madeira", conforme manifestaram as irmãs Fox, com grafismo próprio do meio rural em que viviam.

A intuição, característica fundamental dos médiuns, incitou e fez surgir a primeira médiun espírita que registra a história. Desafiando aquelas forças "tenebrosas", capazes de provocar tão aterrorizante repique, ela estalou os dedos e com voz tremula, porém, firme, exclamou: "Mesmo que sejas o proprio diabo, repita o que eu faço!"  A partir desse momento rompeu-se uma fronteira, até então considerada infranqueável. De acordo com a interpretação espírita, pela primeira vez, o mundo tangível e o obscuro mundo inacessível entraram em comunicação, servindo-se de um código preciso e eficaz: a menina ficou assombrada pela inesperada resposta de quem ela considerava "O Diabo", já que cada estalo de seus dedos era respondido com um golpe sobre o armário.



Algumas das respostas formuladas por meio de um simples código pareciam surpreender às atribuladas testemunhas. Assim, quando a senhora Fox perguntou a "a Força" se sabia quantos filhos ela teve, obteve uma resposta que consistiu em sete estalos. Aqui, aparentemente, existia um erro. "A demandante" - termo espírita - sabia demais. Ela só deu à luz seis crianças; mas seu marido acabou lembrando, depois, um aborto sofrido meses depois do casamento.

Assim, aquela entidade, que se manifestava por meio de golpes, parecia dotada de um sistema valorativo diferente ao de quem formulava as perguntas. Teria também uma personalidade definida e concreta como ocorre com seres humanos ainda "encarnados"?

A resposta a tao escabrosa questão obteve-se -ou se pensou obter- a partir da iniciativa de um amigo da família Fox. O Senhor Duesler, efetivamente, sugeriu a possibilidade de que se tratasse de alguma pessoa falecida que, de algum modo, tivesse tido alguma relação com aquela casa. As perguntas, dirigidas, agora, seguindo um novo método, que utilizava as letras do alfabeto em sincronia com os "raps", surtiram efeito. De modo que, finalmente, assentou-se entre os Fox a crença de que "o espirito" podia corresponder a um tal Charles B. Rosma. 

No decorrer da história da humanidade, houve numerosas tentativas de comunicação com "os mortos". É possível seguir a pista de antecedentes do espiritismo, inclusive em textos clássicos tanto gregos como romanos. Porém, semelhante precisão - um nome completo, com todas as suas letras - não se conseguiu nunca. Se, realmente, se tratasse, ou não, do espírito desse personagem, o certo é que a entidade respondia com assombrosa pontualidade.

A notícia do que aconteceu com as irmãs Fox correu como pólvora pelos EUA, primeiro, e , depois, por toda a Europa. Havia-se conseguido estabelecer um contato "Telegrafico" com os mortos! É dificil imaginar que o que tal "acontecimento" supôs para a mentalidade daquela época.




Fonte: Enciclopédia do Ocultismo - As ciências proibidas - livro 1

PageRank